//Rota das Araucárias presente na Festa do Pinhão

Rota das Araucárias presente na Festa do Pinhão

Lançada em 2017com foco no turismo integrado, entre os municípios de Rio Rufino, Urupema, Painel, foi criada a Rota das Araucárias. A iniciativa está presente da Festa do Pinhão, com um estande no Shopinhão.

A característica e a peculiaridade de cada município faz com que se completem. São pequenos municípios com média de 2.500 habitantes que juntos conseguem aumentar a oferta de serviços turísticos como hospedagem, alimentação e visitação a pontos turísticos.

Os municípios já são interligados, sendo por limites territoriais  ou por atrativos turísticos, a exemplo do Morro das Torres que une os municípios de Rio Rufino e Urupema e também pelas grandes reservas de araucárias nos municípios de Urupema e Painel. Um dos maiores desafios é desenvolver o turismo integrado nas quatro estações.

Painel possui A Fazenda Grande, Cemitério Secular, Corredores de Taipas, Cachoeiras, Produção de Trutas e é o maior produtor de Pinhão do Brasil.

Urupema tem a Cachoeira que Congela, Morro das Torres, Observação de Pássaros, Praça Central da Cidade, é considerada a cidade mais fria do Brasil.

Rio Rufino contempla o Turismo de Natureza, são inúmeras Cachoeiras, Montanhas, Cavernas, com diversas atividades, Cavalgadas, Voo Livre, Trekking, Rappel, Pesca Esportiva, Turismo Rural, ostenta a Capital Nacional do Vime e possui a maior Fábrica de Cestas em Vime do Brasil.