//Música é homenagem à Festa Nacional do Pinhão

Música é homenagem à Festa Nacional do Pinhão

“Gineteada e cantoria, trova, baile e costelão. Tem dança e vaca parada e uma prece em oração. É o caminho das origens, buscando a recordação, são trinta anos de festa da Lageana Tradição.” O trecho da música, de composição do gaúcho Érlon Péricles, e interpretada por ele, Joca Martins, Mano Lima, Cristiano Quevedo e Quarteto Coração de Potro é uma das formas de celebrar os 30 anos de Festa Nacional do Pinhão.

Coincidência ou não, Érlon também completa 30 anos de carreira em 2018. De presente, recebeu a missão de compor uma letra que falasse das origens da Festa do Pinhão, com destaque para a gineteada. Como viaja há anos para participar da Sapecada da Canção Nativa e até conquistou um troféu, Érlon já tinha ideia do que poderia trabalhar na música. Depois de algumas pesquisas, durante uma madrugada escreveu o princípio da “Lageana Tradição”. Foram dois dias para a finalização da letra.

Érlon é de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. Traz na bagagem muitas vitórias em festivais de música do Sul do Brasil, trilhas para documentários, produção e direção musical de CDs; produções para cinema e televisão. Com um acervo fonográfico de mais de 600 músicas em CDs de festivais nativistas e coletâneas, possui 10 CDs gravados e 1 DVD ao vivo.

Para Joca Martins, também premiado em várias edições da Sapecada, a história de valorização da tradição é uma das características da cidade. “Tenho que parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto de destacar as raízes e trazer um olhar para coisas que nos emocionam e tocam a todos nós. Fazer parte desse momento é uma honra.”

“Lageana Tradição” fala sobre como a Festa começou, seus atrativos, o que significa para o lageano e o sucesso alcançado. “Poder estar ao lado desses ícones da música gaúcha é muito gratificante, especialmente por estarmos tratando de algo que é da nossa terra. O resultado ficou muito bonito”, reforça o músico Ricardo Berga, do Quarteto Coração de Potro.  

Músicos participantes

Letra e música_ Érlon Péricles

Gaita e baixo_ Tiago Quadros

Violão_ Guilherme Castilhos

Pandeiro_ Tito Guaiaca  

Intérpretes_ Joca Martins, Mano Lima, Cristiano Quevedo, Érlon Péricles e Quarteto Coração de Potro