//É festa, mas com toda a segurança

É festa, mas com toda a segurança

Durante um grande evento, é comum pessoas perderem seus documentos ou serem vítimas de furto. Além disso, há quem precise de auxílio de emergência e urgência enquanto a festa acontece. Para isso, a 30ª Festa Nacional do Pinhão conta com uma equipe preparada que, há décadas, está presente no cotidiano das pessoas. O planejamento das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros inicia antes mesmo do evento começar.

Ao entrar no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em lages, o público pode perceber uma cabine de vidro com televisões. A novidade é que a Polícia Militar instalou câmeras de videomonitoramento dentro e fora do parque. O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, comenta que a ideia é que as pessoas se sintam protegidas, além de estarem sendo vigiadas. São 12 pontos de câmeras. O comandante completa que 100% do efetivo do batalhão encontra-se em ação. O grupo empregado nos trabalhos varia de 40 a 110 homens, dependendo da demanda.

Nos últimos anos, conforme a PM, o índice de ocorrências durante a festa vem diminuindo de forma  significativa, resultado do empenho e dos trabalhos coordenados das polícias. O comandante confirma que os indicadores mostram que o serviço de segurança durante a festa é muito bom.

Ao mesmo tempo em que zela pela segurança do público no parque, a PM também garante a segurança  da população na cidade, mantendo a ordem pública em todos os bairros. “Mantemos nossa rotina de policiamento, que já existe em toda a cidade, sem nenhum prejuízo na segurança dos moradores”.

Uma das orientações do comandante é para que as pessoas procurem um transporte alternativo para ir e sair da festa, um dos maiores índices de acidente de trânsito durante a Festa Nacional do Pinhão é devido a embriaguez no volante.

Operação Inverno acontece em seis municípios da Serra

Paralelamente, o 6º BPM está desenvolvendo a Operação Inverno, reforçando ainda mais a segurança da festa. As atividades, que buscam desenvolver estratégias de segurança na região, estão acontecendo em Lages, São Joaquim, Urupema, Bom Retiro, Urubici e Bom Jardim da Serra. A operação teve início no dia 25 de maio e segue até 31 de agosto.

As atividades envolvem todas as guarnições da polícia, com ações coordenadas de segurança preventiva, patrulhamento e barreiras policiais, especialmente em eventos, estabelecimentos e pontos turísticos. O objetivo é oferecer sensação de segurança a quem visita a região nesta época do ano.  As ações também contam com orientações aos turistas.

Para realizar os trabalhos, o 6º BPM recebeu reforço de policiais de várias cidades do estado. “Somado aos policiais de nosso batalhão, temos um efetivo de mais de 500 policiais atuando. Esta é a maior operação da PM”, informa o comandante  tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos.

Polícia Civil dá dicas de segurança

No ano passado, a Delegacia de Polícia Civil, dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro, registrou 32 ocorrências, entre furtos de celular, batedores de carteira, lesão corporal, falsa identidade, ameaças, roubos, vias de fatos, entre outros episódios. Além disso, há o registro na delegacia eletrônica de cinco furtos de celulares e um furto de documento.

A delegada regional, Luciana Rodermel, explica que, neste ano não será diferente. Uma delegacia está no parque para atendimento das pessoas, além de seis a oito policiais diariamente. Ela dá dicas para que o público possa curtir o evento com tranquilidade e aproveitar a programação. A delegada ressalta para que as pessoas se programem para chegar cedo, levem somente o necessário e evitem bolsas grandes ou com alças grandes, além disso, é importante redobrar o cuidado com o celular. Os policiais também estão desenvolvendo trabalho de segurança fora do parque, com veículos descaracterizados.

Corpo de Bombeiros

Antes da festa começar o Corpo de Bombeiros já atuou no parque, com a verificação das estruturas para liberar a utilização. Depois disso, o trabalho da corporação continua com atendimentos de urgência e emergência, como traumas, fraturas, parada cardiorrespiratória, incêndio e resgate. Uma ambulância e um caminhão ficam disponíveis para deslocamentos. O 1º Tenente Bombeiro Militar, Ivonilso Varela Duarte, comandante interino da 1ª/5º BBM, comenta que a equipe diária no parque é composta de 6 a 7 bombeiros militar e comunitário.

Organizador

Na visão do diretor da Gaby Produções, Beto Ody,  empresa que organiza a festa, o resultado positivo nos índices de ocorrências é fruto da estrutura do evento, das câmeras videomonitoramento espalhadas dentro e ao redor do parque, da presença ostensiva dos policiais e da qualificação dos profissionais que atuam no evento.

Polícia Militar Ambiental

Para garantir a segurança e tranquilidade de quem visita a 30ª Festa Nacional do Pinhão, a Polícia Militar Ambiental realiza uma operação em apoio ao evento e ao policiamento do 6º Batalhão de Polícia Militar.  Os policiais fazem, até o próximo domingo (3), rondas próximas aos locais onde turistas se hospedam em Lages e na região. As ações ocorrem, especialmente, nos horários de encerramento do evento para garantir a seguranças das pessoas no retorno aos hotéis e pousadas.

 

Por Andressa Ramos – Foto: Catarinas Comunicação/ Divulgação