//De volta às origens, começa a 30ª Festa Nacional do Pinhão

De volta às origens, começa a 30ª Festa Nacional do Pinhão

São 30 anos de história, tradição, movimentação econômica, shows, festas, casamentos, encontros e desencontros. Uma festa que começou pequena, mas cresceu e hoje é conhecida como um dos maiores eventos gastronômicos e tradicionalistas do sul do Brasil.

A 30ª edição da festa começa nesta sexta-feira (25), mas antes da abertura oficial, começará a gineteada. Será às 19 horas com as 50 montarias classificatórias. Enquanto isso, às 20h30, no Oratório Aliança de Amor, haverá a celebração de abertura, com a bênção do bispo de Lages, Dom Guilherme, depois, todos se dirigem até o palco da Sapecada para a cerimônia oficial de abertura.

Para celebrar essa trajetória, que marca a memória de moradores e de quem visita a cidade e a festa, a empresa Gaby Produtora e GDO Produções apresentam o projeto Especial Origens, além de trazer ao Palco Nacional mais de 30 shows com artistas de renome nacional.

O público pediu e as empresas responsáveis pela execução da festa ouviram. Os três primeiros dias de serão dedicados especialmente ao tradicionalismo. Com as gineteadas, vaca parada, montarias infantis e invernadas artísticas.

Os shows também foram pensados para que os lageanos possam participar. Não há desculpa quando se trata do valor do ingresso, na sexta-feira o valor para pista é R$ 10; no sábado e no domingo o valor é de R$ 25. Há outras opções com valores diferenciados e que proporcionam acesso a diferentes espaços.

Quem não adquiriu ingresso pela internet, pode comprar na bilheteria instalada em frente ao Parque de Exposições Conta Dinheiro.  A abertura das bilheterias ocorre diariamente às 10h e a dos portões do Parque Conta Dinheiro tem horários diferentes para cada dia de programação.

No sábado, além do show nacional com Gusttavo Lima, continuará a programação do Especial Origens. No domingo, com a programação para crianças, terá também a grande final da gineteada e o encerramento das atividades campeiras.

Quem é admirador da música das sapecadas, pode se programar, a partir das 19 horas os portões serão abertos para entrada gratuita para que o público possa acompanhar a 17ª Sapecada da Serra Catarinense. As primeiras apresentações começam às 21 horas.

Na segunda e terça-feira, acontecerá a 26ª Sapecada da Canção Nativa. Não haverá cobrança de ingresso e os portões devem abrir 19 horas. Enquanto isso, no palco nacional, nove bandas locais se apresentarão.

O que você precisa saber antes de ir a 30ª Festa Nacional do Pinhão

O que é necessário na hora de entrar no evento?

Todos devem apresentar documento de identidade com foto na entrada da Festa do Pinhão. Os beneficiários de meio ingresso têm de comprovar a condição.

Quais os horários do evento?

25/MAIO – SEXTA-FEIRA

Abertura dos portões e bilheterias: 18 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 2 horas

Encerramento do evento: 4 horas

26/MAIO- SÁBADO

Abertura dos portões e bilheterias: 14 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 2 horas

Encerramento do evento: 5 horas

27/MAIO – DOMINGO

Abertura dos portões e bilheterias: 14 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 00 horas

Encerramento do evento: 3 horas

28/MAIO – SEGUNDA-FEIRA

Abertura dos portões e bilheterias: 19 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 00 horas

Encerramento do evento: 3 horas

29/MAIO – TERÇA-FEIRA

Abertura dos portões e bilheterias: 19 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 00 horas

Encerramento do evento: 3 horas

30/MAIO- QUARTA-FEIRA

Abertura dos portões e bilheterias: 19 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 2 horas

Encerramento do evento: 5 horas

31/MAIO – QUINTA-FEIRA

Abertura dos portões e bilheterias: 17 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 00 horas

Encerramento do evento: 3 horas

1/JUNHO – SEXTA-FEIRA

Abertura dos portões e bilheterias: 19 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 2 horas

Encerramento do evento: 4 horas

2/JUNHO – SÁBADO

Abertura dos portões e bilheterias: 17 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 2 horas

Encerramento do evento: 5 horas

3/JUNHO – DOMINGO

Abertura dos portões e bilheterias: 14 horas

Fechamento dos portões e bilheterias: 00 horas

Encerramento do evento: 2 horas

Haverá posto médico com ambulância e UTIs móveis?

A Secretaria de Saúde montará um pronto socorro dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro. Haverá equipe com médico, técnico em enfermagem, enfermeiro, maqueiros, limpeza, vigia e escriturária. A secretária da Saúde, Odila Waldrich, explica que os atendimentos vão além de casos alcoólicos, mas, também, de pessoas com choque térmico, muitas não são acostumadas com as temperaturas. Além disso, alimentos que não fazem muito bem. Haverá duas UTIs móveis.

Posso entrar e sair livremente do Parque de Exposições Conta Dinheiro?

Não. A saída significa a retirada da pulseira e não poderá retornar.

Tem o que comer e beber dentro do Parque?

Sim. A praça de alimentação é completa com todos os tipos de alimentação e bebida.

Observação: bebida alcoólica somente será vendida para maiores de 18 anos identificados. Menor identificado com bebida alcoólica assim como o adulto que tenha facilitado a compra, será retirado sumariamente do evento.

Posso levar comida?

Sim. Será aceita quantidade mínima e individual. Latas e garrafas de vidro não serão permitidas por motivo de segurança. Haverá processo de revista. A bebida não pode ser alcóolica.

Haverá achados e perdidos?

Sim, terá local sinalizado próximo ao posto da Brigada Militar, no interior do evento.

Terá entrada para pessoas com deficiência?

Sim, terá área reservada e portão de entrada. Preste atenção para a localização na entrada do Parque da Festa Nacional do Pinhão.

Tem estacionamento no interior do parque?

Sim. Haverá estacionamento no interior do Parque Conta Dinheiro, mas as vagas são limitadas. Estacionamento adicional nos arredores do Parque Conta Dinheiro  é licenciado pela Prefeitura Municipal de Lages, estarão sinalizados e contam com segurança própria.

O que é proibido levar ao parque?

Animais de estimação de qualquer espécie.

Câmeras fotográficas e filmadoras profissionais (exceto imprensa credenciada).

Armas brancas e armas de fogo (tesouras, facas, canivetes, revólveres e pistolas).

Posso levar cartaz?

Sim. Cartazes confeccionados de papel são permitidos, não podem ter hastes de material rígido.

Comprei o ingresso pela internet, e agora?

Para este evento, você utilizará o Ingresso Digital. Com ele, não há necessidade de retirada antecipada ou na bilheteria do evento. Basta apresentar seu ingresso, na tela do celular ou impresso no acesso do evento junto ao documento oficial com foto.

Com a mesma segurança e funcionalidade do ingresso tradicional, o uso é simples e eficiente.

Como usar o ingresso digital no dia do evento?

  1. Com este Ingresso digital impresso, dirija-se à entrada do evento, onde será validado. Não é necessário passar pela bilheteria
  2. O ingresso digital é nominal e intransferível.
  3. O sistema de segurança do Ingresso digital gera um código único para apenas um acesso, cópias serão proibidas. Uma vez validado, o ingresso não poderá ser reutilizado
  4. É indispensável a apresentação de documento oficial com foto do portador de cada ingresso digital.
  5. A Blueticket se reserva no direito de solicitar o documento com foto e o cartão de crédito do titular utilizado na compra pelo site no acesso do evento.
  6. A Blueticket e a organização do evento não se responsabilizam por ingressos comprados fora da rede autorizada.

Ingressos para estudantes?

A Festa Nacional do Pinhão irá aplicar a Lei 12.933/2013 (lei da meia entrada), conforme decreto 8.537 de 5/10/2015, que garante o desconto de 50% no valor dia da compra somente na área de Pista, onde não existem serviços especiais. O beneficiado deverá portar identificação com foto de carteiras estudantis emitidas pelas seguintes entidades: UNE (União Nacional de Estudantes), ANPG (Associação Nacional de Pós Graduados), UBES (União Brasileira Estudantes Secundaristas). Será aceito também documentos que seguem o padrão do site www.documentodoestudante.com.br. Nenhum outro documento será aceito na entrada do Parque. O estudante que eventualmente não esteja qualificado na hora de acesso ao Parque, poderá comprar outra meia entrada de complementação nas bilheterias.

Menores de idade podem ir ao parque?

Conforme portaria Oficial da Infância do Foro de Lages de 2016:

(a) autoriza crianças com idade igual ou inferior a 10 anos a permanecer no evento até as 24h, desde que acompanhadas dos pais ou responsável legal;

(b) autoriza crianças com idade superior a 10 anos e inferior a 14, se acompanhadas dos pais ou responsável legal, independentemente de horário;

(c) autoriza adolescentes com idade igual ou superior a 15 até 18 anos, desde que portem RG, independentemente de horário.