//Aberta oficialmente a 30ª Festa Nacional do Pinhão

Aberta oficialmente a 30ª Festa Nacional do Pinhão

Sob o céu estrelado, lua brilhando e o frio típico da Serra Catarinense, foi dada a largada para um evento que promete entrar para história. A 30ª edição da Festa Nacional do Pinhão. Os 30 anos de história refletem na vida de muitas pessoas, como quem trabalhou no para fazer tudo acontecer, quem visitou o parque, e até quem nunca tinha visto o artista preferido, mas, graças à Festa do Pinhão, pôde realizar um sonho. A festa proporciona instantes únicos.

E é sobre festejar que o bispo diocesano Dom Guilherme falou em sua homilia de bênção à trigésima edição. “O povo que perde a capacidade de fazer festa, é um povo doente.” Dom Guilherme diz que fazer festa faz parte da natureza humana, Jesus Cristo gostava de participar de festa, por isso, a importância de as pessoas se reunirem, confraternizarem-se.

O religioso pediu para que o público participe da festa respeitando uns aos outros e aos limites de cada um. Ainda que é importante que se valorize o passado. ”Só sabe caminhar para frente quem sabe de onde veio”. E este ano, além de celebrar 30 anos de Festa do Pinhão, a edição resgata as origens, valorizando os fatos dos primeiros anos de festa.

Minutos antes de iniciar esta edição, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, anunciou uma novidade para o próximo ano, mas que também faz parte da história da festa e do cotidiano dos tradicionalistas. A 31ª edição, contará com a laçada dentro do próprio parque, já que neste ano, será na Chácara Bom Jesus.

O prefeito comentou sobre a paralisação dos caminhoneiros que, neste primeiro fim de semana, deve afetar a movimentação da festa. “Mas a gente tem de entender”. E sugeriu que quem tiver uma reserva de combustível e mora nas cidades vizinhas, por exemplo, priorizará por usar a gasolina para a família em vez de viajar para vir a Lages. Ele diz, ainda, que recebeu muitas ligações falando que as pessoas devem vir à festa na próxima semana, a partir de quarta-feira. “A expectativa é que o movimento termine bem e que a gente tenha uma grande Festa do Pinhão”.

Ceron ressaltou que a organização ouviu o pedido do lageano e agora ele espera que os moradores correspondam. “A gente espera que a festa, mais uma vez, seja um espetáculo. No ano passado, todo mundo estava preocupado em virtude de uma enchente e a gente conseguiu superar aquela dificuldade e fazer, talvez, a maior festa da história. Nesta 30ª edição, a gente espera que essa dificuldade inicial se torne um obstáculo a mais a ser superado e que consigamos, com a união de todos, fazer uma grande festa. Edição que a gente retorna às origens e prestigia um clamor da população serrana, que era o retorno à parte campeira”, completa o vice-prefeito Juliano Polese.

Realeza

A realeza fez o convite. De início, a segunda princesa Caroline Ceccatto, emocionou-se. Falou da proporção da festa, que se transformou em nacional. “É com toda convicção que falo que é possível sonhar. Aracy Paim nos provou isso. Todos que estão aqui estão fazendo parte dessa história”. A primeira princesa Ellen Ribeiro agradeceu à presença de todos e desejou boas-vindas. A rainha Andressa Bordignon falou com emoção, que tudo aquilo era a realização de um sonho. “Com muita emoção e gratidão no meu coração, declaro aberta a 30ª edição da Festa Nacional do Pinhão.”

Homenagem

O trio da prefeitura, Toninho, Aryzão e Cabeça, foram homenageados pela Fundação Cultural de Lages e pela prefeitura. Os três trabalham desde a primeira edição na festa. João Batista, o Cabeça, faz sua última participação, já que está prestes a se aposentar. Toninho e Aryzão ainda atuarão por mais alguns anos, mas, mesmo assim, também foram homenageados, pois contribuíram para os registros da principal festa da cidade. “A Festa Nacional do Pinhão ainda nem existia quando o senhor fazia parte dela. Por isso, não é exagero dizer que suas histórias se confundem. Quantas histórias geladas da Festa do Pinhão foram capazes de tirar a paixão por esse grande evento”, parte do texto que está na placa de homenagem para cada funcionário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Andressa Ramos – Fotos: Camila Paes