//A delicadeza da arte em porcelana

A delicadeza da arte em porcelana

A arte de pintar porcelanas está presente na Festa Nacional do Pinhão 2018. O artesão Kenny Toledo, de 28 anos, veio de Florianópolis para expor em Lages. Entre os artigos para a venda estão utilitários, como jogo de chá, peças decorativas e colares. Peças frágeis e delicadas.

Essa foi a primeira vez dele na Festa do Pinhão, escolheu expor aqui por se tratar de uma festa grande e importante. “Essa é uma boa oportunidade de ter contato com as pessoas e divulgar meu trabalho”, comentou. Por outro lado, afirma que esperava mais público, entretanto acredita que a greve dos caminhoneiros interferiu. “A maioria das pessoas que passou por aqui é da cidade, eu esperava ver mais gente de fora”, afirma, mas está confiante que nos shows de Anitta quarta-feira (30) e de Alok (2 de junho), o público será maior. E acrescenta que em 2019 voltará para a 31ª Nacional do Pinhão.

Os trabalhos artesanais em porcelanas são raros, e geralmente são tradições de família. Toledo conta que a esposa aprendeu com a madrasta que recebeu os ensinamentos da avó. As peças são pintadas a mão, com um preparo de tinta em pó e óleos de copaiba e mineral.

Este slideshow necessita de JavaScript.